quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Atividades sobre o Corpo Humano

A criança desenvolve-se por um processo que abrange o seu corpo, a genética da espécie humana e os contextos nos quais ela viverá. Esse processo inicia-se com a família, com a cultura de seu país, com os espaços que irá freqüentar desde seu nascimento.
A descoberta da imagem corporal é indispensável para o conhecimento de si e do outro, possibilita o desenvolvimento da autonomia e respeito mútuo. A "imagem do corpo não está pré-formada. É através das relações mútuas do organismo e do meio que a imagem do corpo organiza-se como núcleo central da personalidade. A atividade motora e sensório-motora (explora e maneja o meio) é essencial na sua evolução." (O desenvolvimento psicomotor do nascimento aos 6 anos (Le Boulch. 1986, pág. 15).Reconhecendo o próprio corpo, a criança passa a ter consciência dos seus próprios limites, bem como da relação com o outro, além de contribuir para a construção da identidade, "e ajudar sua afetividade a expandir-se e a equilibrar-se através do intercâmbio com o ambiente humano." (O desenvolvimento psicomotor do nascimento aos 6 anos - Le Boulch - pág. 13).Neste sentido, consideramos importante trabalhar a questão do corpo com a criança na faixa dos dois anos, uma vez que ela está se descobrindo enquanto ser humano, descobrindo o outro e o espaço em que vive e convive. Desta forma, toda estimulação no desenvolvimento motor da criança deve visar o respeito e a valorização de si e do outro, através da exploração gráfica, plástica, sensorial, sonora, corporal.Segundo ainda Le Boulch, "primeiro a criança vivencia seu corpo como uma unidade através da relação simbiótica que o une a sua mãe. Junto ao reconhecimento da ‘imagem materna’ descobre que a satisfação de suas necessidades passa pela apropriação de um objeto exterior a ele. Depois, através das experiências relacionais faz a descoberta das diversidades do meio. O processo de identificação lhe permite sentir no corpo as atitudes dos outros. Depois da experiência tônico-emocional frente as pessoas, vai desenvolver a experiência motora intencional frente ao objeto. A criança vai conquistar sua unidade através da experiência vivenciada com o corpo eficazmente." (O desenvolvimento psicomotor do nascimento aos 6 anos - Le Boulch - Pág. 70).
Algumas sugestões para ser trabalho o corpo humano, vamos montar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário